Os eleitos: Seminário Internacional UFRGS/Câmara Municipal


Vereadores da Capital lançaram na manhã desta terça-feira (12/4) o Seminário Internacional Os Eleitos, As Eleitas: como parlamentares se tornam parlamentares, que será realizado de 5 a 7 de setembro durante as comemorações de aniversário da Câmara Municipal de Porto Alegre. O evento é uma promoção conjunta da Casa Legislativa e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, através do seu Departamento de Ciência Política.

Na ocasião, o professor da Ufrgs, André Marenco, salientou a importância da parceria entre as instituições. Segundo ele, este é um momento de reflexão sobre a contribuição do parlamento na sociedade. “Além disso, pretendemos debater a reforma política em nosso país potencializando a discussão sobre este tema".

Para o reitor da Ufrgs, Carlos Alexandre Netto, este será um evento com nomes de grande representatividade do que se tem produzido neste debate na Europa e nos Estados Unidos. Entre os palestrantes confirmados estão o professor de Ciência Política na Universidade de Paris, Frederick Sawick; o professor adjunto da Universidade da República, Miguel Serna, e o professor e pesquisador do campo da política comparada, Jonh Carey.

A presidente da Câmara Municipal, vereadora Sofia Cavedon (PT), salientou que esta parceria com a Ufrgs objetiva discutir também o papel do Legislativo local. “Vamos reunir pesquisadores de diferentes estados e países com pesquisas sobre a natureza da democracia, do papel dos agentes, da análise das instituições e tantos outros temas fundamentais para o entendimento da função política das câmaras municipais".

Estiveram presentes no lançamento do seminário o representante da presidência da Assembeia Legislativa, deputado Raul Pont (PT), os vereadores Toni Proença (PPS), Nelcir Tessaro (PTB), João Dib (PP), e Adeli Sell (PT).